14.11.06

Dois (três, quatro, cinco, seis. . .) corpos ocupam (sim) o mesmo espaço

Com certeza esta máxima da física não se aplica ao transporte público de São Paulo. Há muito tempo não andava de metrô no horário de pico, pouco antes das 9 horas da manhã. Infelizmente, esta semana tive que utilizar um dos mais eficientes transportes do mundo, só que na hora errada.

Cheguei à estação do Brás por volta das 8h35 para pegar o metrô sentido Barra Funda. Fui até a plataforma e, como fazia algum tempo que não andava de metrô neste horário, estranhei a quantidade de pessoas apinhadas e amassadas entre as barras de ferro que delimitam o embarque. A organização e a educação é uma beleza de se ver.

Quando o veículo parava, já começava um empurra daqui e de lá. Quando abria a porta, a situação piorava muito. Aqueles que estavam na frente, não “pegavam o metrô”, eram forçados “a pegar”. As pessoas que estavam atrás ficavam falando “empurra, empurra. . .”. Isso porque dentro de cada vagão, a situação não era nada boa. Muita gente lá dentro e pouco espaço para todo mundo.

Posso não ser um lorde inglês tratando-se de educação, mas ver aquelas cenas foi triste. Sei que muita gente tem hora para chegar no trabalho e compromissos “inadiáveis” e tudo o mais, mas empurrar o “próximo” daquela maneira é deprimente. Será que é difícil pensar que se não empurrar vai chegar a sua vez de entrar do mesmo jeito? Juro que não encontro explicação.

Pensando sobre isso e vendo a cena dos aeroportos vi como a questão do transporte é um dos maiores desafios das grandes cidades. Mas, também pensei como aqueles que reclamam de vôos atrasados são privilegiados. Tudo bem que todos têm o direito de embarcar na hora que comprou a passagem e a falha não se justifica.

Porém essas pessoas poderiam fazer um esforço e pensar um pouco sobre aqueles que dependem de algum (mais de um, na maioria das vezes) tipo de transporte público todos os dias para chegar ao trabalho ou voltar para casa. Eu não dependo diariamente e quando preciso já “sofro” um pouco. Agora passar por aquela situação todos os dias deve ser muito pior.

Um comentário:

Anônimo disse...

É vergonhoso até essa situação...e pessoas até brigam dentro de trem por disputa de lugar ou pq levou um empurrão de outra pessoa, situação q elas mesmas cometem!!!