26.12.07

Confissão

Sempre achei legal dizer para as pessoas que não imaginava aquilo que elas estavam sentindo ou passando em um determinado momento. Para mim, isso era uma maneira de ser consciente do problema alheio, já que, como não era comigo, seria impossível saber ou sentir algo parecido.

Continuo dizendo isso e pensando dessa forma, no entanto, percebi que essa maneira de agir pode simplesmente revelar o quanto medíocre eu posso ser. Não num sentido ruim da palavra – se é que isso é possível -, mas essa conduta pode expor que não vivi muita coisa para saber como é estar “naquela” situação. Seria uma ausência de sentimentos e emoções, um vazio, e não uma técnica psicológica avançada, como sempre achei.

Óbvio que tenho algumas ressalvas comigo mesmo quanto a essa conclusão, mas não posso deixar de levá-la em consideração. Confesso que não concordo totalmente com ela, e fico brigando com meus pensamentos o tempo todo por conta disso. Só que, por outro lado, também não posso ignorar a possibilidade de ser a mais pura verdade.

O “não imagino” para mim sempre teve um significado muito grande de compreensão ao problema daquela pessoa. Quando estou puto com alguma coisa, a última coisa que quero ouvir é “ah, eu sei como é”. Mentira. Ninguém sabe como é aquilo que você está passando, porque as pessoas são diferentes, na essência e culturalmente falando.

E é justamente aqui que minha tese, ao lado da antítese, se encontra. Penso dessa forma porque isso realmente é verdade ou é uma falha de formação sentimental única e exclusivamente minha?

Para cada ocasião/problema/vitória/derrota existe uma reação. E ela nunca é igual. Cada um reage a sua maneira, expondo uma série de variáveis que constituem aquela pessoa como ser humano.

Diante disso, e viagens à parte, vou continuar dizendo “não imagino” para as pessoas, porém, sempre que o fizer, ficarei com a pulga atrás da orelha.

2 comentários:

Fernando Shoiti Schatzmann disse...

Parafraseando Douglas Adams, "as coisas mais invisíveis que existem no universo são os problemas dos outros".
Não digo que você não deve se cobrar tanto, isso na verdade é muito bom, mostra que na verdade você se preocupa sim. E tem mais, se você não se cobrar vai ficar esperando alguém cobrar por você para buscar ser uma pessoa melhor na sua concepção?

Anônimo disse...

isso tudo ai é bem verdade...


eu sempre pensei assim.. por menor que seja o meu problema.. ele sempre vai ser grande.. PQ É MEU!