13.7.09

Será que vale a pena?

Da forma como está a relação entre público e o consumo de arte, aquela discussão sobre certos artistas fazerem parte da grande mídia ou ter espaço em certos canais soa extremamente velha.

No entanto, no domingo, acabei assistindo ao MV Bill no programa do Faustão. Aparentemente, o rapper estava ali para falar sobre uma viagem que fez ao Haiti, para ver a situação daquele país. Na sequência, o cantor apresentou uma música que falava sobre corrupção e outras mazelas do Brasil.

A participação de Bill no programa pode ter diversas interpretações. Comparando com outros rappers, ele sempre teve um espaço considerável na chamada grande mídia, sobretudo quando veiculou um documentário de sua produção sobre os meninos do tráfico no Rio de Janeiro.

Não ficou claro qual foi o objetivo da participação do cantor no programa. Fiquei com a sensação de ter sido apenas para preencher espaço ou repetir clichês ad infinitum.

O mais interessante foi ver o Faustão falar no final da música: "taí, MV Bill, um soco na boca do estômago da sociedade brasileira". Juro que não entendi o comentário. Fiquei em dúvida se era sobre a música apresentada ou a questão do Haiti.

Ambos não precisavam ter passado por isso. O MV Bill já está na estrada há algum tempo, tem seus fãs e um espaço consolidado. O apresentador idem. Está na estrada faz anos e, mesmo assim, não consegue esconder como fica desconfortável diante de certas situações.

Nenhum comentário: