4.10.06

Desastres

O acidente com o avião da Gol trouxe um pensamento que tenho de vez em quando. Como não entendo nada de questões ligadas à morte, fico cheio de dúvidas diante desses fatos - e de outros também, mas não é o caso deste post.

Sei que algumas religiões explicam ou pelo menos tratam da morte de maneiras diferentes. Não sei de qual credo é a máxima de que as pessoas morrem quando chega a hora. Outra máxima é de que já nascemos com o dia da morte marcado. Pelo fato de não ter muitas informações sobre isso, não acredito, nem desacredito dessas coisas.

Com o acidente fiquei pensando se, de acordo com a máxima, realmente chegou a hora de 155 pessoas ao mesmo tempo e do mesmo jeito. Se o destino de todos ali foi escrito desde o dia do nascimento, imagina o trabalho que Deus (ou alguma coisa ou pessoa "maior") teve para traçar a vida de cada um de maneira que exatamente naquele dia todos estivessem no vôo fatídico.

Sinceramente, esses desastres me fazem refletir sobre essa máxima. Será que a "entidade" que rege tudo isso aqui, por preguiça resolveu botar os 155 no mesmo avião e derrubá-lo ou se foi simplesmente uma infeliz coincidência de quem estava lá e não tinha nada a ver com a história? Ou ainda a possibilidade de essas máximas não passarem de "folclore" religioso e a coisa é muito mais simples do que parece?

2 comentários:

Anônimo disse...

boa... gostei desse post...
assim como vc, tenho várias perguntas, mas respostas... nenhuma!!!
e ñ consigo pensar em destino...

Anônimo disse...

Folclore!! É tudo folclore!!
Deus não perde o tempo Dele planejando "quem" vai morrer "quando"...
O episódio em questão é apenas mais uma (triste) peça que a vida nos prega e ficamos chorando e nos sentindo extremamente frágeis e vulneráveis...