18.10.06

É expressamente permitido fumar

Eu não sei se os dois leitores deste blog fumam cigarro. Se o fazem, também não sei se são do tipo que não respeitam aqueles que não fazem uso do tabaco. A verdade é que muita gente da turma do cigarro não está nem aí para o incômodo que o cheiro e a fumaça causam àqueles que não gostam.

O pior dos casos é quando acontece isso em ambientes fechados. A lei de que é proibido fumar em locais como esse é completamente ignorada, caso raro no Brasil, com o perdão da ironia. É ainda pior quando existe uma “área” para não fumantes – se é que isso é possível porque num ambiente fechado a fumaça vai saber que não deve ultrapassar aquela linha imaginária.

No domingo estava num restaurante. Quando chegamos achei por bem escolher um local perto da porta de saída por causa do ar. Antes mesmo de fazer o pedido, uma pessoa acendeu um cigarro na mesa de trás à minha. Perguntei ao garçom se poderia mudar de lugar e ele me levou ao local sinalizado para não fumantes (não sabia que esse restaurante tinha essa área de “isolamento”).

Logo que sento e começo a fazer o pedido, duas pessoas da mesa ao lado acendem cigarros. Pergunto ao garçom se ali é para não fumantes. Ele diz que sim e vai até a pessoa e diz que não pode fumar ali. O mais intrigante é que os fumantes responderam “ah, mas não tem ninguém aqui por perto (sendo que as mesas estavam todas ocupadas)”. Daí o garçom diz “tem criança ali naquela mesa (a minha)”. Os dois fumantes com idade suficiente para ser avós da referida criança fazem cara feia, reclamam e saem para fumar.

Isso se tornou o assunto do almoço e durante todo o tempo ficamos conversando sobre isso. Fiquei pensando em várias coisas. Uma delas é justamente a lei proibir e os estabelecimentos insistirem em reservar áreas para fumantes. Neste local, especificamente, a distância entre uma área e outra é de no máximo três metros, sem nenhum tipo de divisão.

Outra coisa: será que o vício é tão forte para o fumante não agüentar esperar cinco minutos para acender um cigarro quando for embora? Não sei. Não fumo e acho que não tenho nenhum vício como esse ou pelo menos não tenho nenhuma compulsão por nada tão imediato.

Nunca gostei de cigarro, apesar de já ter tentando fumar quando adolescente. Mas parece que está cada vez pior conviver, mesmo que passivamente, com ele.

Nenhum comentário: