6.10.06

Direita volver!!!

Nem sempre só o voto reflete quem é a pessoa. A justificava na escolha do candidato A, B, X ou Y (adoro essas inserções matemáticas nos textos) é muito mais esclarecedora. Uma simples conversa sobre o mercado de trabalho na área editorial pode revelar muita coisa sobre posicionamento político de alguém.

O rapaz conversando comigo: “eu voto na direita porque faço parte de uma classe que sempre é beneficiada por partidos com esse viés. Historicamente sabemos que a esquerda prefere ajudar os mais pobres, mas não faço parte desta classe, então, vou votar em quem pode melhorar minha vida e das pessoas da minha família”. Não vou transcrever a conversa inteira, mas pelo trecho já é possível ter uma noção do resto.

Só coloquei o exemplo porque lembrei de uma notícia que li há algum tempo sobre uma pesquisa que apontava a maioria da população brasileira como “de esquerda”. Parece piada, mas não é. O método utilizado para descobrir o posicionamento dos entrevistados foram perguntas do tipo “você acha que o governo deveria proporcionar uma educação, saúde, transporte, moradia, etc, de qualidade para toda a população?”. Por mais egoísta ou de direita (será que estou sendo redundante e essas duas coisas são sinônimos?) que a pessoa seja, a grande parte respondeu sim, levando ao empírico resultado de que somos um país majoritariamente de esquerda.

Nem precisa pensar muito sobre isso, basta ver o resultado das últimas eleições. Sei que está bem difícil definir quem é esquerda ou direita, e mesmo as definições históricas dessas correntes mostram-se contraditórias nos tempos atuais. Mas, ver Maluf como o deputado federal mais votado do país, com quase 1 milhão de pessoas conduzindo-o ao Congresso, demonstra o quanto de esquerda é o povo brasileiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

...e aquele garoto que ia mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima do muro...

Anônimo disse...

tah, sou um pessimista, conformista, uma espécie que muitos abominam...
mas, tem como mudar o mundo?

esquerda ou direita... seriam apenas modos diferentes de controlar uma nação???

ñ li marx nem outros pensadores de esquerda... queria saber se quando formularam suas teses, eles levaram em consideração que nem todos os homens pensam iguais, que o homem tem uma pré-disposição 'fdp' para a cobiça e que o ser-humano tem na sua racionalidade seu maior defeito...

Cesar de Oliveira disse...

Até concordo com você. Mas o comentário na verdade, tinha a idéia de mostrar como as pessoas podem ser egoístas.
Tudo bem que não quero mudar o mundo, mas pensando que se a maioria das pessoas pudessem viver melhor, eu também não viveria?
Sei lá . . .