18.10.06

Notícias quentinhas, quem vai querer?

Quanta ironia . . . depois de uma postagem sobre o “não assunto” fico dias sem colocar nada aqui . . .

Mas vamos lá, não que eu tenho assuntos novos e ótimos para escrever sobre, mas justamente isso é que me enche de dúvida. O que é um assunto legal pra escrever sobre? E o que garante que o legal pra mim também é para os dois leitores deste blog?

No jornalismo isso é bastante comum (com o perdão do bairrismo profissional). Os editores e chefes de reportagem responsáveis por decidir o que é e o que não é notícia nem sempre acertam. Na verdade, eles simplesmente mantêm uma corrente desde quando o jornal, ou o canal de televisão ou emissora de rádio existe. Os assuntos são basicamente os mesmos, principalmente no noticiário econômico e político – com exceção ou não dos escândalos.

Uma matéria jornalística pode surgir do nada, de onde menos se espera. Mas, por uma série de motivos, isso não interessa mais aos veículos de comunicação. Há um grande repórter no Brasil, Ricardo Kotscho, que escreveu muitas matérias sobre pessoas comuns. Infelizmente isto está cada vez mais difícil de se ver.

Mesmo com tantas definições para “notícia” eu, sinceramente, não sei exatamente o que é e o que não é notícia. Há aquela máxima de que se um cachorro morde um homem não dá matéria, mas se o homem morder o cachorro sim.
Assim como o cronista/articulista/opinador (e agora o “bloguista” também) sofrem com a falta de assunto, a imprensa em geral parece padecer do mesmo mal.

Nenhum comentário: